Home > Notícias > G-Maia e UHE Jirau: um dos maiores empreendimentos energéticos da história do país

G-Maia e UHE Jirau: um dos maiores empreendimentos energéticos da história do país

A Construtora G-Maia está na usina hidrelétrica de Jirau atuando com serviços especializados de Engenharia. São obras de recuperação estrutural das paredes e soleiras dos vertedouros da barragem utilizando argamassas poliméricas, além de serviços de injeção de resinas (poliuretano) e micro cimento. As injeções de resina estão sendo utilizadas para estancar vazamentos na UHE. Já as injeções de micro cimento visam preencher estruturalmente os vazios deixados na execução de diversas estruturas em concreto.

UHE Jirau em números

Jirau será a quarta maior hidrelétrica do país em capacidade total de geração, ficando atrás da binacional Itaipu, que tem 14 mil MW de capacidade; Belo Monte, que ainda está em construção e terá capacidade instalada de 11.233 MW; e da usina de Tucuruí, no Pará, que possui capacidade de 8.535 MW.

Na modalidade “turbinas tipo bulbo”, Jirau será a maior do mundo em operação. A tecnologia impacta o meio ambiente com menor intensidade, de acordo com os envolvidos no projeto do empreendimento.

A atuação da G-Maia em Jirau está atingindo o pico da produção, demandando um intenso trabalho de todas as equipes envolvidas. O quadro atual tende a reverter o resultado negativo até então presente na obra. A G-Maia comemora esta serviço com orgulho de participar de um dos maiores empreendimentos de geração de energia da história do Brasil.

Acompanhe, a seguir, mais números sobre a grandiosidade de Jirau, além de alguns quantitativos relacionados ao serviço especializado da G-Maia.

Capacidade total: 3750 megawatts

Total de turbinas: 50 unidades geradoras tipo bulbo

Custo da obra para o Governo: R$ 15 bilhões

Linha de transmissão: 2400 km – mais extensa do mundo em corrente contínua

Área alagada: 108 km²

Equipe: Em torno de 92 colaboradores (cerca de 65 focados no serviço de injeção)

Desde o início dos serviços da G-Maia em Jirau:

– 38.640 litros injetados

– 37.217 furos executados

DDS JIRAU

EQUIPE E TREINAMENTOS

Entre os meses de julho e agosto de 2014, a G-Maia realizou diversos trabalhos de treinamento e instrução das equipes da obra da UHE Jirau. Foram informações importantes para os serviços dos colaboradores, que puderam tirar dúvidas e participar do processo. 

Treinamento de manutenção preventiva das bombas de injeção de resina

O treinamento foi ministrado pelo eletrotécnico da G-Maia, Lúcio Mendes Leal, e os reflexos já chegam para o gerente de suporte administrativo, Eduardo Linhares. “Já observamos a diminuição no número de máquinas estragando na obra, além de maior atenção dos colaboradores com o manuseio dos equipamentos”, reforça o gerente, que também exalta a assistência do colaborador Lúcio, que passou cerca de três semanas na obra acompanhando os colaboradores.

Treinamento de injeção – MC-Bauchemie

A MC-Bauchemie – empresa parceira da G-Maia com mais de 40 anos de experiência em produtos químicos para construção – realizou um treinamento técnico junto com os colaboradores da G-Maia na obra de Jirau. Nos dias 06 e 07 de agosto, eles tiveram acesso à diversas informações específicas sobre o serviço de injeção, e em como poderiam otimizar a produção. “Agora já temos esta apresentação para passarmos aos novos colaboradores. Assim que chegarem na obra, poderemos oferecer um contexto de integração, fazendo com que o novo funcionário aqui de Rondônia conheça a empresa e o trabalho antes de ir para o campo”, reforça o supervisor de obras Cláudio Martins.

Últimas notícias