INJEÇÃO DE RESINA POLIMÉRICA ESTRUTURAL EM SOLO PARA REFORÇO DE
FUNDAÇÃO.
Gustavo Maia
Autor – Diretor – construtora gmaia, Belo Horizonte, Brasil
Leandro Filgueiras
Autor – Gerente técnico – construtora gmaia, Belo Horizonte, Brasil
RESUMO:
O presente artigo apresenta de forma resumida ensaios e execução de reforço geotécnico a partir das injeções de resinas de poliuretano no solo.
A estrutura original apresentava sinais de recalque nos pilares, ocasionados pela perda de suporte geotécnico de suas fundações decorrente da natureza operacional industrial.
Análises dos levantamentos topográficos, antes do reforço e após a injeção das resinas, indicaram que os recalques foram estabilizados na região dos tratamentos.
INTRODUÇÃO:
Resinas de poliuretano têm propriedades únicas que proporcionam uma variada gama de aplicações. A mesma resina, de acordo com a técnica utilizada, pode atingir altas resistências à compressão, chegando a 70 Mpa, no caso de reparo estrutural.
Para preenchimento de vazio o mesmo material pode ter seu volume expandido em até 25 vezes.
Essa tecnologia otimiza os trabalhos geotécnicos com equipamentos versáteis e possibilidade de resultados satisfatórios, trazendo soluções diferenciadas e econômicas.
ENSAIOS:
Para a execução dos ensaios foi determinada metodologia, seguindo os itens:
I. Escavação de Valas e preenchimento com material arenoso.
II. Instalação dos bicos de injeções;
III. Injeções de resinas de poliuretano.
IV. Execução de injeção por injeção estágios.
V. Análise do fator forma e capacidade de expansão da resina de poliuretano em meio confinado;
VI. Extrair corpos-de-prova para realização de ensaios de resistência à compressão.
RESULTADOS DO ENSAIO:
Foram coletadas amostras do solo mais PU para análise da resistência à compressão mecânica axial e compressão diametral para resistência à tração.
Para os ensaios de compressão mecânica foram realizados os procedimentos da NBR 7680 e da NBR 5739. Os resultados encontram-se no quadro abaixo:
Com as análises dos resultados observou-se que houve melhoria significativa no solo em relação à resistência original sem o reforço.
CASE EXECUTIVO:
Com projeto e execução desenvolvidos pela construtora G-Maia o reforço das fundações foi iniciado a partir do método apresentado. Inicialmente as intervenções foram realizadas nas fundações dos pilares centrais da estrutura.
CONCLUSÃO:
As injeções efetuadas no solo formam um bulbo que permeia a matriz do solo, melhorando suas características de rigidez, resistência ao cisalhamento e compressibilidade, conforme demonstrado nos ensaios.
O poliuretano também é especialmente formulado para ser de rápida reação e não se misturar com a água, garantindo que não seja afetado por nenhuma água ou solo úmido que possa estar sob o pavimento da superfície.
O material polimérico curado é inerte, ambientalmente neutro e não contribui para a contaminação ou poluição do solo ou da água.
Através de monitoramento topográfico é ratificado eficiência do método de injeção nas fundações. As intervenções nos pilares e fundações descritas nesse artigo são monitoradas constantemente, apresentando estabilidade e ausência de recalques.
INJEÇÃO DE RESINA POLIMÉRICA ESTRUTURAL EM SOLO PARA REFORÇO DE FUNDAÇÃO. Gustavo Maia Autor – Diretor – construtora gmaia, Belo Horizonte, Brasil Leandro Filgueiras Autor – Gerente técnico – construtora gmaia, Belo Horizonte, […]
PATOLOGIA EM AMBIENTES INDUSTRIAIS. L.Filgueiras Autor – Construtora G MAIA, Belo Horizonte, Brasil V. Batista Coaurotra – Construtora G MAIA, Belo Horizonte, Brasil L. Xavier Coaurotra – Construtora G MAIA, Belo Horizonte, Brasil […]
IMPERMEABILIZAÇÃO EM TÚNEIS RODOVIÁRIOS G.Maia Autor – Construtora G MAIA, Belo Horizonte, Brasil L.Filgueiras Autor – Construtora G MAIA, Belo Horizonte, Brasil INTRODUÇÃO: Por conceito, o túnel começa com a necessidade de […]
Pessoal, Já está Disponível nosso Relatório Anual – 2020 Neste relatório, você encontrará nossas principais atividades deste ano, como também diversas informações sobre nossa estrutura de empresa e modelo de trabalho. Acesse […]
PLUGAGEM DE GALERIAS COM PEQUENO DIÂMETRO: ESTUDO DE CASO. L.Filgueiras Autor – Construtora G MAIA, Belo Horizonte, Brasil RESUMO: Durante a descrição desse estudo de caso será apresentado disposições gerais a […]
L.Filgueiras Autor – Construtora G MAIA, Belo Horizonte, Brasil RESUMO: Iremos listar alguns pontos relevantes da nova lei de segurança para barragens. Posteriormente o processo de plugagem de galerias, que estão localizadas ao […]